Choques Futuristas, Alan Moore – 1980/1983
Neste encadernado da Mythos de 2016, temos reunidas todas as edições de Choques Futuristas, do lendário mago dos quadrinhos Alan Moore. Esses pequenos contos, publicados entre 1980 e 1983 pela editora inglesa 2000AD, são alguns dos primeiros trabalhos de Moore. O autor viria a revolucionar os quadrinhos, poucos anos depois, com histórias como V de Vingança, Watchmen e a Saga do Monstro do Pântano.
Choques Futuristas traz histórias curtas, com muita ficção científica, sátiras e doses de terror. Com seu humor ácido, ironia afiada e críticas ao estilo de vida e a natureza humana, Alan Moore explora conceitos complexos e intrigantes da época.
Viagem no tempo, distorções temporais, colonização espacial, alienígenas e robótica, são só alguns dos temas que encontramos na loucura de Choques Futuristas. Alan Moore entrega tudo isso em uma narrativa verborrágica e ousada. Uma leitura cansativa, porém recompensante.
A arte fica fica por conta de alguns dos melhores desenhistas ingleses como John Higgins, Dave Gibbons, Alan Davis, Brendan McCarthy e Steve Dillon. Na edição, senti falta de alguns extras para contextualizar e valorizar a experiência de ler o começo de carreira do Mago, mas ainda sim é uma leitura excelente.