As Crônicas de Artur Vol.01 — O Rei do Inverno ★ Bernard Cornwell, 1995.
“Estas são as histórias de Artur, o Senhor da Guerra, o Rei que Nunca Existiu, o Inimigo de Deus e, que o Cristo Vivo me perdoe, o melhor homem que jamais conheci. Como eu chorei por Artur.”
A triologia “As Crônicas de Artur”, é simplesmente, a melhor versão do Rei!
Bernard Cornwell recria a mitologia britânica e suas lendas. O autor atribui a personagens clássicos, como Merlin, Arthur e Lancelot, uma veracidade, personalidade e imprevisibilidade que nunca foram aplicados a estas histórias. Cornwell, com um certo cinismo, arranca toda a glamourização que estas lendas receberam ao longo dos séculos e as mistura com a história Inglesa. Fantasia e Arqueologia se combinam numa narrativa épica, cheia de reviravoltas.
O livro acompanha o jovem Derfel, personagem criado por Cornwell, narrando suas batalhas ao lado de Artur e participando de fatos confirmados da história britânica — como a invasão Anglo-Saxã — e tomando parte das lendas clássicas e contos Arturianos, difundidos por gerações por toda a Inglaterra.
Além das batalhas cruas, imersivas e imprevisíveis, que o autor descreve como ninguém, Cornwell nos conta sobre toda uma cultura. Acompanhamos as tradições, superstições, costumes e tensões religiosas de todo um período histórico.
O Rei do Inverno, não só nos conta uma história incrível, com uma narrativa fantástica, dinâmica e imersiva, mas também arma o tabuleiro para restante da triologia: “O Inimigo de Deus” e “Excalibur” igualmente grandiosos.