Resenhas Curtas: A Saga do Monstro do Pântano – Livro Um

A Saga do Monstro do Pântano – Livro Um ★ Alan Moore, Stephen Bissete e John Totleben, 1984

Filosófico, humano e existencial.

Este livro reúne as primeiras histórias do Monstro do Pântano escritas por Alan Moore, histórias que foram uma verdadeira bomba atômica para os Quadrinhos dos anos 80. De 1984 a 1987, o escritor britânico revolucionou o mercado americano das HQs ao assumir as histórias do personagem criado em 1971, por Len Wein e Bernie Wrightson.

Logo nas primeiras histórias Moore desconstrói completamente o personagem, seu conceito e sua origem. A ficção científica é explorada ao máximo, o terror parte para um lado mais urbano e psicológico, mas sem abandonar os mistérios e o misticismo da revista. Novos personagens são introduzidos e os antigos, dissecados.

O texto é preciso e detalhista, mas também é poético e experimental. Alan Moore, ainda em início de carreira, faz uma verdadeira alquimia com as palavras, o ritmo e a disposição das cenas.

A arte afiada de Bissete e Totleben complementam o texto e expandem a obra ao seu máximo. Cheios de detalhes, texturas e expressões, os desenhos rústicos deixam qualquer um boquiaberto. A diagramação e as molduras, são um show a parte, demonstrando toda a habilidade e domínio que os autores possuem sobre a linguagem dos Quadrinhos.

• Fiz uma resenha mais completa de toda a Saga do Monstro do Pântano em https://incoerente.com.br/2020/08/20/monstro-do-pantano/

Publicado por Samuel Patrian

Defendo filmes ruins, tenho mais quadrinhos que consigo ler e to sempre atrasado nas minhas séries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: